Para ter sucesso no trabalho , um dos principais fatores é a fidelização dos pacientes. Isso contribui para que o médico tenha uma boa reputação ajudando a captar novos pacientes.
Os pacientes fidelizados são mais receptivos ao oferecimento de novos serviços e ajudam a falar de você para outras pessoas. Pois, existe uma relação de confiança que foi construída com o médico.
Vamos as dicas:
Atendimento humanizado
Esse atendimento é um diferencial bastante valorizado no mercado, sobretudo, na área da saúde, em que se lida com pessoas com diferentes perspectivas e fragilidades. Dessa forma, ofereça um ambiente acolhedor, uma comunicação assertiva ao perfil do usuário e serviços que o coloquem como prioridade.
Tempo de espera
O consultório precisa ser organizado para estabelecer uma agenda precisa e compatível com a sua capacidade de atendimento, evitando sobrecarga de trabalho, atrasos e cancelamentos de atendimentos. Trocar a agenda manual por uma digital é uma excelente estratégia.
Acesso ao consultório
Certifique-se de que as placas no estacionamento, saguão e demais instalações do consultório sejam fáceis de entender para que os pacientes possam encontrar o prédio, o andar e o consultório correto. Escolha um um lugar com amplo espaço para que pacientes idosos, feridos ou com limitações físicas possam ser deixados na entrada.
Atendimento diferenciado
Alguns itens são importantes para o paciente ter uma experiência agradável, como: ambiente limpo e organizado, nível tecnológico do consultório, atenção e preocupação com a demanda do paciente, rigidez com prazos e horários e acompanhamento pós-atendimento.
Cuidar do ambiente, visual e conforto
Invista em revistas, música ambiente ou televisão. Também disponibilize água, café e bolachas. Por fim, manter o ambiente em temperatura aconchegante aumenta a satisfação dos pacientes.
Comunicação assertiva
Seja claro e objetivo nas consultas, evitando termos e jargões técnicos que podem gerar qualquer dúvida. Esteja mais próximo do paciente e esteja disposto a esclarecer qualquer ponto que ele não tenha entendido.
Pós-atendimento
Um atendimento de qualidade é aquele que acompanha o paciente em diferentes níveis de relacionamento. Assim, não basta se preocupar com o paciente somente antes e durante as interações. Invista também no pós-atendimento, reforçando a sua relação com ele. Além de mostrar preocupação, é uma estratégia para avaliar a qualidade dos serviços e atendimento prestados.