A depressão é um estado que afeta a mente e as emoções de muita gente. Mas nem sempre é fácil identifica-la, uma vez que ela costuma se confundir com sentimentos que todos temos diariamente. Veja alguns dos sintomas mais comuns de quem tem esse quadro depressivo:
Sensação de tristeza maior
- Angustia, “aperto no peito”, vazio
- Como se houvesse perdido o “rumo”, a direção da vida
- O que antes era interessante e motivador, agora parece sem graça
- Dificuldade de sentir prazer e alegria
- Problemas na concentração
- Alteração do sono
- Irritação e falta de paciência.
Mas se você se identificou com alguns dos itens acima, não significa que tenha depressão. Porém, é importante que esteja atento ao seu humor. Por isso, tenha carinho e atenção redobrada para com seu estado emocional.
Mais à frente, para curar a depressão, são indicados psicoterapia e, em alguns casos, o acompanhamento com um psiquiatra, que pode receitar medicamentos. Consulte um especialista para que você tenha um diagnóstico adequado ao invés de optar por se tratar por conta própria.
No meu livro “O Segredo Para Vencer a Depressão” explico não só o que é a depressão, mas também os diferentes tipos de tratamento e ainda dou dicas de atividades que você pode fazer sozinho para melhor seu estado emocional. Confira algumas delas a seguir:
Hipnose
Esta técnica é muito útil no tratamento de depressão. É um estado de concentração da mente em que você foca seus pensamentos, diferentemente do nosso estado comum de atenção. Muitos dizem que é um estado alterado da consciência. A hipnose é natural, não há nada perigoso se bem feito. Você pode buscar um especialista ou mesmo aprender o método de auto hipnose, programando sua mente para uma melhora na qualidade da sua vida. Mas não se engane com a hipnose de palco! A técnica verdadeira não é um show, tampouco um espetáculo.
Atividade Física
Atividade física também produz benefícios à saúde mental. É comprovado que a prática de exercício físico regular contribui para o bem-estar corporal e mental. Também ajuda a desviar a atenção dos problemas emocionais e, com isso, proporciona alivio mental, além de reduzir os sentimentos de ansiedade e depressão.
Os relacionamentos são fundamentais para o bem-estar do indivíduo. Ficar isolado não é útil a ninguém. Cuide primeiramente de ser uma boa companhia, tanto para você mesmo quanto para os demais.
Tenha uma rotina
O sentimento de sucesso ao final do dia é bem importante e acontece quando conseguimos cumprir nossas metas. Com isso, você deve estar atento para se organizar e evitar não cumprir o prometido, pois esse desencontro de agenda e ação pode levar ao sentimento de fracasso, o que não ajuda em nada. Faça a sua agenda com bom senso, afinal, não adianta colocar muitas coisas no dia se você não esta se sentindo bem para realizar todas elas.
Respire
A respiração ajuda a tranquilizar a mente e o corpo. Utilize essa técnica, respirando profundamente e soltando todo ar, quando sentir mais tensão.
Cuide da qualidade do seu sono
Dormir bem é muito importante para o funcionamento adequado da mente e do corpo.
Cuide dos pensamentos
É tudo o que você tem. Pensar demais no passado não faz bem pra ninguém, já que não podemos mudar o que ficou para trás. Porém, podemos escolher novas ações daqui para frente.
Não esteja distraído da sua vida, para as coisas belas ao seu redor. Muita coisa boa pode acontecer quando se está aberto para o novo. Sucesso e tudo de bom!
Especialista
Dra. Adriana de Araújo
Psicologia
CRP 56802/SP
Site: www.adrianadearaujo.com.br
Fonte: Minha Vida
Faça uma consulta online com um psicólogo agora mesmo. Acesse www.picdoc.com.br.