Responsável pela morte de células nervosas da região cerebral atingida, o AVC pode se originar de uma obstrução de vasos sanguíneos.
No entanto, aproximadamente 80% dos casos de AVC poderiam ser evitados por meio do controle de fatores de risco e mudanças nos hábitos de vida como prática de atividades físicas e alimentação saudável. Lembre-se sempre de consultar um médico.
O AVC é dividido em dois tipos: isquêmico e hemorrágico. O AVC Isquêmico ocorre pela obstrução ou redução súbita do fluxo sanguíneo em uma artéria causando falta de circulação no seu território vascular. O AVC Hemorrágico é causado pela ruptura espontânea de um vaso sanguíneo, com extravasamento de sangue para o interior do cérebro.
Sintomas e sinais de alerta
- Perda de força de um lado do corpo, incluindo ou não a face.
- Dificuldade de articular palavras.
- Formigamentos ou parestesias em um lado do corpo, incluindo ou não a face.
- Perda súbita de parte da visão.
- Alteração do equilíbrio, coordenação ou tontura
Fatores de risco
- hipertensão
- diabetes
- tabagismo
- consumo frequente de álcool e drogas
- estresse
- colesterol elevado
- doenças cardiovasculares, sobretudo as que produzem arritmias
- sedentarismo
- doenças do sangue
Como prevenir um AVC
Controlar hipertensão arterial, realizar tratamento do diabetes, promover redução nos níveis de colesterol, reduzir peso, praticar regularmente atividades físicas, além de não fumar são fatores primordiais para a prevenção.
Como é realizado o tratamento do AVC
O tratamento é feito na fase aguda, já nas primeiras horas após o início dos sintomas. É muito importante reconhecer e levar a pessoa imediatamente a um hospital para o médico indicar o melhor tratamento.