A consulta online é uma das formas mais eficientes de realizar a sua consulta, seja com um médico ou com um profissional de saúde.

A teleconsulta já era comum em alguns países e estava em processo de implantação no Brasil. Com a pandemia da Covid-19, a consulta online se tornou primordial, devido a necessidade do isolamento social. Essa modalidade de atendimento se tornou uma alternativa importante para os pacientes e médicos, pois proporcionou muitos benefícios para ambos.

A consulta online é feita por meio de videochamada entre pacientes e profissionais de saúde, que pode ser feita por computador, celular ou laptop. A teleconsulta abrange, desde o teleatendimento inicial primário, ou seja, uma primeira consulta, até o atendimento de supervisão do paciente. O acompanhamento ou supervisão inclui inúmeras áreas da medicina como ortopedia, psiquiatria, pediatria, cardiologia, neurologia, entre outras. Faça sua consulta online com a PicDoc sem necessidade de agendamento.

Há pacientes que têm dúvidas como deve proceder em determinada situação, por exemplo, está com dores de cabeça, sintomas de gripes ou resfriados, dor no corpo, quer orientação nutricional ou até mesmo está com a saúde emocional abalada. Essas e outras situações podem ser feitas pela consulta remota, ajudando muitas pessoas a resolverem seus problemas sem a necessidade de saírem de casa.

Isso é fundamental para o sistema de saúde, pois ajuda a diminuir a procura no prontoatendimento dedicado a casos de urgência e emergência, desafogando a procura nos hospitais.

A consulta online trouxe inúmeras vantagens para pacientes e profissionais de saúde. A agilidade na consulta e ganho de tempo. O paciente pode realizar a consulta de casa no sofá, no carro ou no intervalo do trabalho sem a necessidade de se deslocar até uma clínica ou hospital.

Rapidez ao acesso a saúde. Antes da teleconsulta, o paciente precisava comparecer a uma unidade básica de saúde do SUS, agendar uma consulta com um médico particular ou público ou ainda ir a um prontoatendimento. Com a consulta online, basta o paciente acessar a PicDoc, fazer a oferta e iniciar o atendimento imediatamente, sem agendamento ou deslocamento. Além disso, ao final da consulta, o médico pode emitir receitas, atestados, laudos ou encaminhamentos para exames.

Economia financeira. A consulta virtual é mais acessível que a presencial, pois o profissional não precisa de toda infraestrutura da clínica para realizar a consulta. É necessário apenas uma sala e computador ou celular com internet. Além disso, o paciente economiza com o gasto com transporte.

Atendimento de qualidade. A PicDoc preza pela qualidade no atendimento do profissional de saúde. Dessa forma, após a consulta o paciente avalia o profissional com notas que equivale de 1 a 5. Essa informação coletada nos certifica da qualidade e seriedade dos profissionais parceiros da PicDoc, garantido qualidade e assertividade na atenção e humanização para o paciente.

Menor exposição a riscos de contrair uma doença contagiosa na sala de espera dos hospitais ou clínicas, pois na consulta online o paciente não é exposto em um lugar com diversas pessoas.

Democratização à saúde. Isso pelo fato de a saúde ser levada aos lugares mais distantes dos grandes centros. Muitas vezes uma cidade pequena do interior não tem uma clínica ou o hospital mais próximo fica a quilômetros de distância, dificultando o acesso pelo morador. Com a teleconsulta, ele pode falar com os melhores médicos do Brasil sem a necessidade de sair de casa.

A ampliação do acesso à consulta online representa um grande salto para o futuro da medicina. A busca por consulta online aumenta diariamente, seja pela comodidade, pelo custo baixo ou pelos motivos acima. Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Empresas de Telemedicina e Saúde Digital (Saúde Digital Brasil), mostra que no país mais de 7,5 milhões de teleatendimentos foram realizados entre 2020 e 2021, sendo 87% a primeira consulta.

Legislação

A Lei 14.510/22, publicada no Diário Oficial da União, em 28/12/2022, autoriza e conceitua a prática da telessaúde em todo o território nacional. O texto autorizou e disciplinou expressamente a prática da telessaúde no Brasil, tanto no sistema público quanto no sistema privado, além de revogar expressamente a Lei 13.989/2020. 

Nos termos da Lei 14.510/2022, é considerado como telesaúde, a prestação de serviços de saúde a distância, por meio de utilização das tecnologias da informação e da comunicação, que garante a transmissão segura de dados de saúde, por textos, imagens ou sons. Estão inclusos os serviços relacionados a todas as profissões da área da saúde regulamentadas pelos órgãos competentes do Poder Executivo federal.

O que abrange a Telemedicina

  • Teleconsulta, que é a consulta realizada entre profissionais de saúde feita por chamada de vídeo em ambiente virtual por celular ou computador.
  • Teleducação consiste no ensino à distância para estudantes de medicina.
  • Telemonitoramento é o acompanhamento de doença de pacientes crônicos à distância por meio de imagens, dados dos equipamentos ou aparelhos conectados aos pacientes.
  • Telecirurgia é a realização remota de cirurgias com o auxílio de braços robóticos.
  • Análise e elaboração de laudos de forma remota.

Tanto profissionais de saúde quanto pacientes podem acessar a plataforma pelo site www.picdoc.com.br.

Faça uma consulta online agora mesmo. Acesse www.picdoc.com.br.