Quando você precisa de atendimento médico você sabe qual médico procurar?
Tanto nas consultas presenciais quanto nas consultas online, é muito importante escolher o profissional médico correto para o seu atendimento. No total o CFM reconhece 55 especialidades conforme a resolução 2.221/18, mas você sabe quais são as diversas especialidades e sua atuação?
Bem, os problemas de saúde não são tão fáceis de entender, por isso tantas especialidades e ainda algumas delas se sobrepõe. Quem nunca apresentou um sintoma e não fez ideia de qual médico procurar para ter um diagnóstico e o tratamento correto? Portanto, não se desespere, essa situação é mais comum do que você imagina.
Nest post vamos dar algumas dicas para que você descubra como agir nesses momentos para que acerte com que médico deverá agendar uma consulta, caso não saiba exatamente o que está acontecendo. Pronto, vamos lá?
O problema acontece quando você não faz ideia do que um sintoma significa, especialmente quando ele não é muito nítido. Exemplo de uma dor de cabeça constante, ela pode acontecer por diversos motivos. Então, devo marcar um neurologista para verificar a situação? Mas e se o problema for causado por falhas na visão, não seria melhor visitar um oftalmologista?
Em situações como a descrita acima, quando é difícil definir a especialidade médica ou ainda existem diferentes especialidades envolvidas, a melhor opção é sempre marcar, primeiro, com um médico generalista, mais conhecido como Clínico Geral.
O Clínico Geral é capacitado para avaliar toda a condição clínica e histórico de saúde do paciente, e define possíveis hipóteses de diagnóstico. Em seguida, ele o encaminha para o especialista mais apropriado. Assim, é possível economizar tempo e dinheiro, pois a consulta será com o médico mais indicado para solucionar seu problema.
Agora vamos explicar um pouquinho das 55 especialidades médicas reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina:
1. Acupuntura: trata doenças a partir da aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo.
2. Alergia e imunologia: estuda o sistema imune para promover o tratamento de doenças alérgicas e demais alterações.
3. Anestesiologia: tratamento da dor de pacientes sob intervenção cirúrgica.
4. Angiologia: estudo do sistema circulatório para tratamento de doenças relacionadas aos vasos sanguíneos e linfáticos.
5. Cancerologia: diagnóstico e tratamento de patologias tumonares.
6. Cardiologia: estudo do sistema cardiovascular para diagnóstico e tratamento de doenças que acometem o coração e os grandes vasos.
7. Cirurgia cardiovascular: intervenção cirúrgica de doenças relacionadas ao coração.
8. Cirurgia da mão: tratamento cirúrgico de patologias das mãos.
9. Cirurgia de cabeça e pescoço: especialidade responsável por procedimentos cirúrgicos da face, área cervical e pescoço.
10. Cirurgia do aparelho digestivo: tratamento através da cirurgia para tratamento de doenças provenientes dos órgãos digestivos.
11. Cirurgia geral: intervenção cirúrgica no corpo humano, abrangendo as cirurgias abdominal, de trauma e videolaparoscópica.
12. Cirurgia pediátrica: intervenção cirúrgica em indivíduos em um período que compreende o desenvolvimento fetal até o início da vida adulta.
13. Cirurgia plástica: reconstituição ou modelagem cirúrgica do corpo humano por razões médicas ou estéticas.
14. Cirurgia torácica: se ocupa do tratamento cirúrgico de patologias pulmonares e torácicas.
15. Cirurgia vascular: cirurgia das artérias, veias e vasos linfáticos. Enquanto é uma intervenção cirúrgica, a Angiologia possibilita o estudo, diagnóstico e tratamento clínico das doenças vasculares.
16. Clínica médica: área que trata cirurgicamente pacientes adultos.
17. Coloproctologia: estuda as doenças do intestino grosso (cólon), reto e ânus.
18. Dermatologia: estuda, diagnostica e trata doenças relacionadas à pele.
19. Endocrinologia e metabologia: análise e estudo do sistema metabólico para tratamento das glândulas endócrinas.
20. Endoscopia: responsável por obter imagens a partir de um aparelho chamado de endoscópio para favorecer o diagnóstico de patologias.
21. Gastroenterologia: estuda as doenças que acometem o aparelho digestivo.
22. Genética médica: análise e tratamento de distúrbios genéticos e hereditários.
23. Geriatria: especialidade que forma médicos especialistas em doenças relacionadas à velhice.
24. Ginecologia e obstetrícia: especialidade da medicina voltada aos cuidados da saúde da mulher. Estuda e trata o sistema reprodutor, acompanha a gravidez e realiza partos.
25. Hematologia e hemoterapia: estudar, diagnosticar e tratar patologias do sangue, medula e gânglios.
26. Homeopatia: terapia intensiva que promove o tratamento de doenças a partir da aplicação das mesmas substâncias causadoras dos sintomas das patologias.
27. Infectologia: estudo e tratamento das doenças infecciosas.
28. Mastologia: estudo das glândulas mamárias.
29. Medicina de emergência: especialidade da medicina que forma profissionais para atuar com o atendimento e tratamento em urgências e emergências hospitalares.
30. Medicina de família e comunidade: enxerga o paciente como um sujeito único e participante de um núcleo familiar e social, para promover a sua saúde integral.
31. Medicina do trabalho: estudo e tratamento personalizado a pacientes acometidos por doenças ocupacionais.
32. Medicina de tráfego: promove o bem-estar de indivíduos que se deslocam em diferentes meios de transporte.
33. Medicina esportiva: estuda os impactos do esporte, das atividades e exercícios físicos em pacientes de diferentes idades.
34. Medicina física e reabilitação: também conhecida como Fisiatria, essa área da medicina estuda, diagnostica e trata doenças que acarretam incapacidades temporárias ou permanentes.
35. Medicina intensiva: especializa profissionais para atuarem em Unidades de Terapias Intensivas (UTI).
36. Medicina legal e perícia médica: áreas da medicina que possibilitam esclarecer fatos criminais e a origem e efeito de doenças, lesões ou sequelas.
37. Medicina nuclear: estuda e emprega materiais radioativos em diagnósticos e tratamentos.
38. Medicina preventiva e social: estudo da prevenção de doenças em níveis sociais abrangentes.
39. Nefrologia: Estuda as doenças que acometem o sistema urinário.
40. Neurocirurgia: área da cirurgia especializada em doenças do sistema nervoso central e periférico.
41. Neurologia: Estudo e tratamento clínico das doenças do sistema nervoso central e periférico.
42. Nutrologia: avalia, pesquisa e estuda as implicações causadas pela ingestão dos nutrientes, bem como identifica doenças do comportamento alimentar.
43. Oftalmologia: trata doenças que acometem os olhos.
44. Ortopedia e traumatologia: tratamento das doenças e traumas musculoesqueléticos.
45. Otorrinolaringologia: estuda e trata doenças que atacam o nariz, orelha e a garganta.
46. Patologia: estuda as doenças e as suas alterações causadas nos organismos.
47. Patologia clínica/medicina laboratorial: realização e análise de testes laboratoriais para o diagnóstico e acompanhamento de doenças.
48. Pediatria: estuda o desenvolvimento infantil e as doenças que acometem as crianças.
49. Pneumologia: estudo dos pulmões e das doenças das vias aéreas inferiores.
50. Psiquiatria: estuda, diagnostica e trata transtornos mentais e psicológicos.
51. Radiologia e diagnóstico por imagem: estuda os instrumentos, técnicas e processos para obtenção de imagens necessárias à realização de diagnósticos.
52. Radioterapia: estudo da radiação ionizante para tratamento oncológico.
53. Reumatologia: estudo e tratamento das doenças reumáticas, dos ossos e articulações.
54. Urologia: estudo das doenças que acometem o sistema urinário.
55. Medicina Aeroespacial: A especialidade mais recente, que estuda, trata e previne doenças que podem surgir em pessoas expostas à atividade aérea constante, como pilotos, aeromoças e comandantes de aeronaves, por exemplo, e também em passageiros frequentes e eventuais.
Agora que você já sabe que médico procurar primeiro quando tiver algum sintoma difícil de interpretar, não deixe de realizar sua consulta e mantenha sua saúde sempre em dia.
E se quiser fazer agora uma consulta médica sem impactar seu orçamento, então a solução é PicDoc! Cadastre-se e já pode realizar uma oferta para uma consulta online. É rápido, seguro e descomplicado!
Clique aqui e cadastre-se!
E se ainda tem dúvidas de que profissional deve fazer seu atendimento na PicDoc? Entre contato conosco pelo e-mail: [email protected].