Quando devo procurar ajuda de um PSIQUIATRA

O psiquiatra é responsável por diagnosticar e tratar todas as situações relacionados a mente como depressão e ansiedade, dependência química, falta de apetite ou compulsão alimentar, apatia constante, tristeza profunda, irritação excessiva, dificuldade de concentração, insônia frequente etc

Mudanças de humor frequentes

Ficar triste com uma resposta negativa do patrão ou uma nota baixa na escola é normal. No entanto, é importante procurar um psiquiatra se você percebe que essas reações são constantes e você percebe a dificuldade para controlar a raiva ou suas emoções.

Alterações no apetite ou dificuldade para dormir

Caso tenha crises de insônia frequentes, prejudicando a rotina diária é importante buscar ajuda de um psiquiatra. Alguns transtornos mentais, como síndrome do pânico e outros tipos de ansiedade estão ligados a distúrbios no sono e precisam ser estudados para receberem o diagnóstico correto.

Transtornos mentais

Transtornos de ansiedade, compulsão alimentar, dependências químicas, alcoolismo, depressão, bipolaridade e transtornos de humor são os transtornos mentais mais comuns nas pessoas.

Alcoolismo

Doença crônica caracterizada pela dependência excessiva do consumo de álcool. É muito comum a pessoa perder o controle e não perceber que não ingere o álcool de maneira sociável e não consegue desassociar sua vida deste consumo. Isso pode trazer muitos prejuízos para a integridade física e emocional, já que afeta o convívio em sociedade devido aos problemas causados pela bebida.

Depressão

Distúrbio mental que tem como principal sintoma a perda de interesse na vida e tristeza profunda. Os sintomas podem ser diferentes de pessoa para pessoa e os mais comum é quando a pessoa perde o interesse nas atividades que antes lhe davam prazer. Além de ter insônia, perda ou ganho de apetite, apatia e irritação.

Ansiedade

Os principais sintomas são preocupação excessiva, respiração cardíaca alterada, sensação de cansaço, sudorese, medo persistente, entre outras. Normalmente, acontece em situações normais no dia a dia, diante de desafios e situações adversas, precisando de atenção médica, quando se torna prejudicial com impacto na vida social da pessoa.

Compulsão alimentar

É caracterizada quando a pessoa come descontroladamente. Mesmo satisfeita, a pessoa continua comendo. Esse descontrole gera sofrimento e dor, pois a pessoa sente que não está no controle de sua alimentação, gerando frustração e inúmeros prejuízos sociais. O tratamento pode envolver além do psiquiatra, outros profissionais, como o nutricionista.

Conheça os sintomas, causas e tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)

Consulte um médico na PicDoc

Com a PicDoc você tem uma consulta online rápida, segura e sem burocracia. Consulte um psiquiatra agora mesmo!