A consulta médica ainda é tabu para muitos homens, seja por medo ou vergonha. Têm homens que evitam o médico ao máximo. Alguns mentem para os profissionais, para si mesmo e para família. Por causa disso tendem a ficarem doentes mais jovens e a desenvolverem patologias, que poderiam ser evitadas caso fizessem uma consulta e detectasse o problema no início.

Questão de formação familiar e cultural induz o público masculino a desqualificar sua saúde. Alguns padrões culturais ditados pela sociedade, acabam desencorajando a busca por ajuda médica, pois isso é visto como sinal de fraqueza. Um estudo realizado nos EUA pela Cleveland Clinic, mostrou que 65% dos homens evitam ir ao médico. A preferência por não ir ao consultório médico tem algumas razões. Segundo a pesquisa, 77% dos casados preferem ir às compras com a mulher ao ir ao médico, 41% quando criança ouviram que homem não reclama de problema de saúde e 46% ficam com vergonha quando vão ao médico.

A pesquisa realizada pelo mesma instituição em 2022, relatou que a vergonha e medo de ir ao médico são mais evidentes quando se trata de questões sexuais. De acordo com o estudo, 32% dos homens se preocupam com sua saúde sexual à medida que envelhecem. De modo geral, o homem tem preocupação com a saúde da própria família, mas a maioria só busca ajuda profissional quando tem algum problema.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, esses são alguns motivos que fazem com que os homens morram em média 5 anos mais novos que as mulheres. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre homens no Brasil. O ‘exame de toque retal’ é aquele que mais constrangem os homens. Esse exame ainda é tabu para muitos homens, dificultando a detecção da doença no início, o que facilitaria o tratamento e cura.

Apesar da necessidade de uma mudança cultural e educacional, nos últimos tempos, novos formatos de atenção a saúde masculina foram aparecendo. A tecnologia proporcionou o avanço da telemedicina. A PicDoc desenvolveu uma plataforma de teleconsulta que proporciona tanto a homens quanto a mulheres realizarem suas consultas sem sair de casa. A consulta pode ser feita pelo celular ou computador. Isso facilitou ao acesso a assistência médica para muitoas pessoas.

Homem, realize sua consulta agora mesmo com a PicDoc. O atendimento é restrito a você e o médico com total sigilo e segurança. Mulheres, incentivem seus companheiros a buscar realizar uma consulta de rotina. Afinal, cuidar da saúde mantém uma excelente qualidade de vida.

Faça sua consulta online no site www.picdoc.com.br.