O cancerologista é o profissional especialista no diagnóstico e tratamento do câncer. A doença ocorre quando há a multiplicação celular anormal de um tecido, podendo ser de natureza benigna ou maligna. O médico é responsável por indicar o tratamento mais adequado para cada indivíduo.
O câncer engloba mais de 100 tipos diferentes de doenças malignas, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA).
Este especialista é responsável por conduzir o tratamento da doença, envolvendo outras áreas (enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas entre outros), que agregam conhecimentos específicos, para dar a melhor assistência ao paciente.
Normalmente diagnóstico da doença é descoberto por médicos de outras áreas, não cancerologistas, podendo ser dermatologistas, ortopedistas, ginecologistas.
Alguns sintomas, que não são determinantes, mas característicos para o diagnóstico de câncer são suficientes para procurar um oncologista.
Principais doenças que o oncologista trata:
- Sinais e lesões na pele com formatos irregulares e que podem mudar com o tempo.
- Perda de peso sem motivo aparente.
- Aumento ou redução das idas ao banheiro.
- Feridas que não cicatrizam.
- Sangramento vaginal (fora do período menstrual).
Segundo o INCA e o Ministério da Saúde, cerca de 40% das mortes por câncer poderiam ser evitadas, pois existem fatores externos que contribuem para o desenvolvimento da doença: consumo de álcool, alimentação inadequada, obesidade, sedentarismo, cigarro e exposição a determinadas substâncias.
Faça a sua consulta online com a PicDoc e cuide de sua saúde.
Consultar Agora