O clínico geral é um médico capacitado para realizar diagnósticos e tratamentos de inúmeras doenças, pois possui um amplo conhecimento sobre o corpo humano. Ele trata desde doenças não cirúrgicas até não obstétricas e somente em adultos. O encaminhamento do paciente para um especialista só é feito em caso de algo específico.
O médico especialista e a generalista se complementam e oferecem vantagens aos médicos, doentes e unidades de saúde.
Essa visão mais abrangente possibilita o clínico a realizar o atendimento e diversos atendimentos.
Alguns sintomas como osteoporose, gastrite, dor de cabeça, anemias, dúvidas sobre vacinas, alergia, infecções de pele e micoses, depressão, transtornos de ansiedade são alguns exemplos.
O clínico também realiza checkup anual por meio de exames, diagnostica e monitora doenças crônicas comuns como pressão alta e diabetes, orienta sobre terapias para alívio de dores, avalia o estado de saúde antes do paciente passar por cirurgia, investiga os sintomas que duram por longos períodos como dores nas constas e enjoos.
Outras situações que o médico realiza são:
Avaliação do paciente antes de iniciar uma atividade física, prevenção de doenças e orientação nutricional, exames de rotina, incluindo exames de fezes, urina e sangue.
Quando tiver alguma dor ou sintoma não espere agravar para buscar ajuda médica, pois o diagnóstico precoce eleva as chances de sucesso de qualquer tratamento. Isso porque muitas doenças se agravam com o tempo, afetando mais partes do organismo como, por exemplo, uma gripe mal curada que pode tornar-se uma pneumonia.
Confira outros sintomas que você deve consultar o clínico: tosse, espirro, diarreia, vômitos, prisão de ventre, coceira, dor no peito, enjoo, tontura, náusea, dor nas costas, febre e mal-estar por exemplo.
Quando você desejar buscar orientação sobre hábitos saudáveis este profissional poderá te orientar.
Consultar Agora